top of page

Franz Kafka: pessimismo intrínseco

  • Foto do escritor: Leonardo Dutra
    Leonardo Dutra
  • 3 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2020



Franz Kafka, considerado um dos escritores mais influentes do século XX por especialistas, nasceu em 3 de julho de 1883 na cidade de Praga, parte do Império Austro-Húngaro (atual República Tcheca). De origem judaica e falante de alemão, Kafka cresceu em uma família abastada, na qual seu pai, Hermann Kafka, era um comerciante de sucesso.


Devido ao empenho dos pais em relação aos negócios da família, Kafka teve uma juventude difícil, principalmente em relação ao pai, que tinha personalidade autoritária e exigente. Essa relação se tornaria uma das marcas registradas em sua escrita posteriormente.


Formando-se em direito no ano de 1906, Kafka advoga por certo tempo e passa a trabalhar em uma companhia de seguros, enquanto começa sua vida como autor, escrevendo romances e contos. Em 1917, é afastado do trabalho após contrair tuberculose, doença sem cura à época.


Após sofrer de complicações por causa da doença e tentar cometer suicídio, Kafka passa a alternar vários momentos entre sanatórios e a vida burocrática da companhia de seguros. Chega a noivar duas vezes com Felice Bauer, mas sem realizar o casamento.


No período final da vida, Kafka se muda para Berlim, até ser internado em um sanatório perto de Viena, onde, no dia 3 de julho de 1924, vem a falecer de fome, por complicações na garganta relacionadas à tuberculose, que transforma sua alimentação em uma prática bastante dolorida. Kafka morreu sem ter publicado nenhum livro. A publicação e difusão de sua obra acontece devido a desobediência de seu amigo Max Brod, que não acata o pedido do escritor de que queimasse sua obra.


A literatura de Kafka é reconhecida por demonstrar a fragilidade do ser humano perante grandes instituições e suas adversidades burocráticas, que causam danos psicológicos em seus personagens. Esse ponto é importante pela percepção de sua literatura como algo pessimista e negativa, onde tudo pode ficar pior. A relação paterna frágil também é evidente em sua obra, claramente ligada à própria experiência do autor.


Por esses motivos, obras que tenham relação com estes temas são geralmente classificadas de "kafkianas". Nelas, na qual os personagens passam por situações absurdas e surreais, onde real e ficção se confundem, colocando-o em um labirinto psicológico onde as situações nunca melhoram.


Autor à frente do seu tempo, Kafka influenciou uma geração inteira de escritores, além de ter se tornado um ícone cultural, mesmo quase um século após sua morte.



PRINCIPAIS OBRAS

A Metamorfose; O Processo; O Castelo


RECOMENDAÇÃO

Na Colônia Penal


FRASE

Queremos livros que nos afetem como um desastre. Um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós

댓글


Skoob.png
  • Amazon ícone social
  • Instagram
  • Spotify ícone social
bottom of page