Sidarta, de Hermann Hesse
- Mariana Knorst
- 22 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Hermann Hesse, escritor responsável pela publicação de Sidarta e outros tantos clássicos, nasceu em Cawl, na Alemanha, em 02 de julho de 1877.
Durante os seus anos de formação, foi influenciado diretamente pela família, principalmente no aspecto religioso. Seus pais eram missionários pietistas (movimento protestante que visa a valorização das experiências individuais), que por um período pregaram na Índia.
Hermann, ao contrário do desejado pela família, não abraçou a vida religiosa e recusou-se a seguir os ensinamentos cristãos, momento em que emigrou para a Suíça, onde iniciou a sua vida como escritor.
Com o objetivo de se distanciar ainda mais da vida cristã e conhecer mais sobre as religiões orientais, viajou para a Índia em 1911, onde teve contato com a espiritualidade e a cultura hindu.
A partir dessa influência, nasceu Sidarta, livro publicado em 1922 na Alemanha, que apenas chegou ao Brasil entre as décadas de 70 e 80, fazendo do escritor um dos estrangeiros mais lidos no período.
A história que é uma efetiva expressão da busca da plenitude espiritual e moral, acompanha Sidarta, proeminente jovem Brâmane (casta sacerdotal), que, ao seguir a doutrina religiosa familiar não se sente satisfeito e completo. Realidade muito semelhante a enfrentada pelo escritor.
Com o objetivo de encontrar seu lugar e sua verdade pessoal, decide se lançar ao mundo, encontrando durante a jornada um grupo de samanas (ascetas que viviam nas montanhas), onde inicia formalmente sua nova jornada espiritual.
Contudo, a nova doutrina tampouco fora eficiente para preencher o vazio espiritual enfrentado por Sidarta, que percebe que a doutrina é um meio e não um fim, e decide partir sozinho para encontrar o próprio caminho da verdade.
A lição deixada por Hesse e Sidarta é a de que não existe uma fórmula para se viver, tampouco uma única filosofia ou ensinamento a ser seguido, e que é devida a captura de cada momento e a formação do próprio caminho de realização pessoal.
Gostou do livro? Você pode adquiri-lo clicando na imagem abaixo:
Comments