top of page

Memórias de Um Urso Polar, de Yoko Tawada

  • Foto do escritor: Mariana Knorst
    Mariana Knorst
  • 6 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Memórias de Um Urso-Polar é uma saga familiar que acompanha três gerações: avó, mãe e neto.


A história é inspirada no famoso urso Knut, o primeiro urso polar a nascer no zoológico de Berlin em 30 anos. No seu curto tempo de vida (2006-2011), Knut foi uma das maiores atrações alemãs e toda a sua vida foi documentada pela imprensa e acompanhada de perto por grande parte dos cidadãos do país.


Mas até chegarmos à história de Knut, primeiro conhecemos a sua vó, uma ursa capturada que foi colocada em cativeiro e sua mãe, a ursa de circo Toska.


A avó ursa, cuja jornada iniciou na Rússia e terminou na Alemanha Oriental, adquiriu uma incrível capacidade de se comunicar com os humanos, em mais de um idioma, e de expressar por escrito suas memórias e reflexões.


Por outro lado, Toska não possuía habilidades de comunicação e sua parte na história é narrada por sua treinadora, sua principal companhia por grande parte da vida. O caminho percorrido por Toska foi bem mais árduo do que o de sua mãe, apesar da comum exploração humana, uma das razões que a levou a rejeitar o filho recém nascido, Knut.


Knut, o urso mais carismático a colocar as patas em território alemão e que passamos a conhecer no exato momento do seu nascimento, possuía grande capacidade reflexiva e consciência do "eu".


Sua relação com os pais era bastante problemática e enfrentar a rejeição era uma das tarefas mais pesadas, mas o problema era amenizado com toda a dedicação e amor do seu cuidador, que o acompanhou em boa parte da vida.


O ponto mais sensível da história, para mim, é sem dúvidas a relação animal e humano. Na maior parte da história os animais, ainda que com capacidade cognitiva, eram mal tratados e explorados, apesar das boas intensões.


Knut, por exemplo, quase não possuía privacidade e sua rotina era organizada para agradar os devotos humanos. A intensão era boa, conhecer o primeiro urso polar a nascer em 30 anos no Zoológico de Berlin, mas ninguém se importava com o constante desgaste e estresse do animal.


Contudo, vários pontos da história são amenizados com demonstrações puras de amor e compreensão, como a relação de Toska e sua treinadora ou de Knut com o seu cuidador.


Memórias de Um Urso Polar é uma fábula de relações (humana e animal, animal e animal), que utiliza a ingenuidade e a pureza dos animais para fazer os seres humanos refletirem sobre suas próprias relações.


Gostou da história? Você pode adquirir o livro clicando na imagem abaixo:


 
 
 

Comments


Skoob.png
  • Amazon ícone social
  • Instagram
  • Spotify ícone social
bottom of page