top of page

História do Olho, de Georges Bataille #26

  • Foto do escritor: Mariana Knorst
    Mariana Knorst
  • 31 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2020



Georges Bataille, autor de História do Olho, foi um dos autores mais controversos do século XX, apresentando uma obra polêmica, que transitava entre filosofia, antropologia, economia e erotismo.


História do Olho está classificado como como literatura erótica, mas apresenta muito mais do que uma única categoria.


O livro é divido em duas partes. Na primeira, a narrativa em primeira pessoa conta a história de dois adolescentes, o narrador e Simone, enquanto descobrem, investem e testam sua sexualidade. Cheia de detalhes e experiências, em sua maioria, de grande reprovação social, a história embora de cunho adulto apresenta uma forte personalidade infantil, embalada por atividades sem limites e sem repreensão do núcleo adulto, muitas vezes espectador.


A segunda parte apresenta uma visão mais técnica, dentro da literatura e da psicanálise, duas das áreas exploradas pelo autor em suas obras, buscando uma forma de transpor as barreiras sociais, quebrando tabus que entendia necessários à transformação da sociedade.


Particularmente, achei a história bastante intrigante e desconfortável. Bataille propõe no livro a apresentação de elementos que no início do século XX eram considerados tabus e é incrível visualizar que, muitos desses elementos, ainda são tratados da mesma maneira atualmente.


Portanto, muito mais do que uma mera leitura erótica, História do Olho nos faz refletir sobre a natureza humana e os limites que foram impostos pela sociedade para mascarar sua essência animalesca.


Aqueles mais conservadores sentirão um pouco de dificuldade de enxergar os objetivos do autor por trás da história, sendo possível (com risco de spoiler) inverter a ordem da leitura, lendo a segunda parte primeiramente, visando diminuir o impacto da história na sua bruta forma.


Contudo, aqueles dispostos a conhecer o mundo proposto por Bataille, podem, sem medo, iniciar a leitura tradicional do livro, que possui poucas páginas e uma curiosa história.


Se você gostou da premissa e possui interesse em conhecer mais sobre o livro, você pode adquiri-lo clicando na imagem abaixo:



 
 
 

Commentaires


Skoob.png
  • Amazon ícone social
  • Instagram
  • Spotify ícone social
bottom of page