top of page

Coração das Trevas, de Joseph Conrad #25

  • Foto do escritor: Mariana Knorst
    Mariana Knorst
  • 25 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2020



Coração das Trevas é um dos mais importantes romances da literatura inglesa, publicado inicialmente em 1889, dividido em três partes que foram lançadas separadamente.


O enredo trazido por Conrad é uma história dentro de uma história, técnica conhecida como narrativa moldura, e acompanha o relato de Charles Marlow sobre suas aventuras enquanto transportador de marfim ao longo de um rio, no Estado Livre do Congo.


Dentro de sua missão de transportar em segurança o marfim, Marlow se vê incubido de devolver à civiliação o comerciante, também de marfim, Kurtz, que se encontra em uma área remota na companhia de nativos.


No trajeto, enquanto adentra o coração das trevas, Marlow enfrenta diversas dificuldades: deterioração do navio, imprevistos da natureza, ataques dos nativos. No entanto, o capitão se mantém firme no objetivo, em parte movido pela curiosidade e admiração, que desenvolveu sobre Kurtz.


Ao finalmente encontrar Kurtz, Marlow percebe que o verdadeiro coração das trevas ainda está por ser conhecido e precisará colocar à prova toda sua determinação e coragem para cumprir sua missão.


O HORROR! O HORROR!


A história, aparentemente simples e de fácil entendimento, esconde por trás dos detalhes sua magnitude. Dificilmente uma única leitura, ainda que atenta, revele todas as camadas da narrativa.


Aqui entra a importância dos textos de apoio, que contribuem significativamente para abrir nossos olhos sobre as diferentes interpretações que a obra pode oferecer. Na edição que realizei a leitura, publicada pela editora Antofágica, há dois textos, de Christian Dunker e Ana Maria Bahiana. O primeiro oferece uma abordagem psicológica e o segundo, traça um paralelo com a adaptação cinematográfica (Apocalypse Now).


Certamente visitarei Coração das Trevas outras vezes, ansiando por novos mundos que a história poderá me oferecer e acrescentando novos elementos às interpretações que já realizei.


Se você gostou da história e possui interesse em conhecê-la um pouco mais, você pode adquirir o livro clicando na imagem a seguir:




 
 
 

Комментарии


Skoob.png
  • Amazon ícone social
  • Instagram
  • Spotify ícone social
bottom of page