1824, Rodrigo Trespach e Goethe Institut
- Mariana Knorst
- 8 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
No último dia 06 (novembro), o Goethe Institut de Porto Alegre recebeu o escritor, historiador e pesquisador, Rodrigo Trespach, para um bate papo sobre seu novo livro: 1824 - Como os Alemães Vieram Parar no Brasil, Criaram As Primeiras Colônias, Participaram do Surgimento da Igreja Protestante e De Um Plano Para Assassinar D. Pedro I.
Rodrigo Trespach vem ganhando espaço no cenário literário brasileiro, tanto ao tornar a história, principalmente do país, acessível a todos os públicos, retirando os seus estigmas de aparência massante e burocrática, quanto ao preencher lacunas importantes da história anteriormente apenas acessível ao público acadêmico, por meio de artigos técnicos.
O escritor também é responsável pela coleção "Histórias Não (Ou Mal) Contadas", publicada pela editora HarperCollins, em que apresenta para o público a realidade nua e crua de fatos históricos, que muitas vezes são romantizados.
1824 propõem apresentar ao leitor o cenário histórico em que o Brasil e o mundo estavam inseridos no momento da chegada dos imigrantes alemães no país, bem como, segundo o próprio título esclarece, as motivações, os desafios e as conquistas (positivas e negativas) dos imigrantes no período.
Na conversa, Rodrigo revela que sua principal inspiração para escrever o livro veio da vontade de conhecer e compartilhar a sua história, que é comum a de tantos outros, inclusive a minha.
Como relato pessoal, digo que, naquele dia, saí do Goethe Institut emocionada, com o sentimento de que a história continua viva, ao alcance de todos e disposta a nos ensinar quem fomos e de onde viemos.
O livro, 1824, está em pré venda no site da Amazon e, atualmente, esgotado da Feira do Livro de Porto Alegre, onde teve os seus primeiros exemplares disponibilizados.
Sinopse:
"Numa narrativa envolvente, 1824, revela como e por que os alemães vieram parar no Brasil do Primeiro Reinado (1822 - 1831). Viajando pela conturbada história da Europa e da América do Sul do início do século XIX. Rodrigo Trespach entrelaça, através de cartas pessoais, documentos e uma vasta bibliografia, a vida de líderes políticos, cientistas, militares, aventureiros e visionários com a de artesãos e camponeses - arruinados, marginalizados e desesperançosos depois das guerras napoleônicas, das revoluções sociais e tecnológicas. O livro revela como eles fizeram parrte da instalação das primeiras colônias agrícolas do Brasil, do surgimento da igreja protestante no país, da Campanha Cisplatina e até mesmo de um plano para assassinar d. Pedro I."
Amazon:
1824 - https://amzn.to/2pWFWpb
Histórias não (ou mal) contadas : Segunda Guerra Mundial - https://amzn.to/2WTssqu
Histórias não (ou mal) contadas : Primeira Guerra Mundial - https://amzn.to/2qyHLbW
Histórias não (ou mal) contadas : Revoltas, golpes e revoluções no Brasil - https://amzn.to/2rrBqj3
Histórias não (ou mal) contadas ; Escravidão, do ano mil ao Século XXI - https://amzn.to/2Q0d0Hz
Comments