top of page

A Desumanização, de Valter Hugo Mãe #15

  • Foto do escritor: Mariana Knorst
    Mariana Knorst
  • 6 de dez. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2020



Valter Hugo Mãe, escritor português, teve seu livro, A Desumanização, lançado pela excelente editora Cosac Naify, e recentemente republicado pela Biblioteca Azul.


O livro é narrado por uma menina de 11 anos que perde a irmã gêmea, sua melhor amiga e companheira de todas as horas. Halldora, a irmã sobrevivente, transmite ao leitor, através de sua narrativa ingênua, a dor da perda e os reflexos que o evento traz para a família, evidenciando os estados de miserabilidade, de desequilíbrio e de desumanização, como o próprio título sugere.


Assim, a família, que antes era unida e feliz, após o evento, vai se desintegrando e a cada página visualizamos o seu esfacelamento, a perda de valores morais e a busca pelo preenchimento do vazio.


A Desumanização é uma história densa, difícil e extremamente dolorida, apesar de possuir poucas páginas. Não lembro de ter lido outro livro que desenvolvesse de forma tão real e chocante a dor e a transformação humana diante de um evento inevitável.


Portanto, A Desumanização, embora difícil de digerir, é uma leitura essencial para aqueles que gostam de entender um pouco mais sobre as atitudes humanas diante de um dos momentos de maior sensibilidade enfrentados em vida.

Comentarios


Skoob.png
  • Amazon ícone social
  • Instagram
  • Spotify ícone social
bottom of page